Seja bem vindos!

Apresentamos as notícias para você, da forma que queremos ler.

Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

EXCLUSIVO: Preso criminoso que além de arrombar a residência do Padre, 'furtava' motos

Há cera de 15 dias um mistério tomava conta da cidade, quem teria a ousadia de ter arrombado a casa do Pároco?
Desde o acontecimento, moradores da rua estavam amedrontados, pela ousadia do criminoso, que além de arrombar a residência do Religioso furtou um aparelho de som, defecou e urinou no local, demonstrando seu desvalor com o respeito às Autoridades Sacerdotais, rasgou Bíblias e outras publicações religiosas, e, pasmem, cerca de dois dias depois retornou ao local do crime para praticar vandalismo, chutando os portões.
A vizinhança informava apenas que "ele era do capim grosso". Mas não sabiam nome, endereço, nada a mais que pudesse calçar a identificação do criminoso.
Desde o dia em que tomou conhecimento um policial que reside nesta cidade, em conversa com o Padre, ouviu os relatos e disse "que poderia ser Pedro", pela descrição física, mas que não poderia se precipitar para não cometerem uma injustiça.
Nesta tarde o indigitado retornou ao local 'campo do crime', mas desta vez se deparou com o Padre, que se pôs defronte e intimidou o criminoso, que certamente iria praticar mais uma empreitada delituosa.
Ainda na investigação os policiais da Delegacia de Canindé estavam reunindo provas, quando foram alertados por um cidadão que "haviam roubado sua moto de dentro de casa". Isso mesmo, o criminoso entrou na casa da vítima, com ela dentro, e de lá subtraiu a motocicleta Honda POP, cor azul, capacete e a chave do veículo.    
Nenhuma pista ainda era possível. Até que a vítima descreveu o criminoso. As descrições eram semelhantes a do indivíduo que havia arrombado a residência paroquial.
Com o auxílio de agentes da SMTT e de populares, o criminosos foi preso em flagrante e o veículo foi recuperado.
Aonde entra o Padre? Aos desatentos respondo, nosso Pároco ficou frente a frente ao criminoso e o reconheceu com sendo a mesma pessoa que por algumas vezes foi à sua residência praticar vandalismo.
Graças ao trabalho integrado da população, Polícia Militar e Civil, foi que o flagrante foi lavrado e o criminoso colocado 'atrás das grades', com a recuperação da motocicleta e do som da paróquia.
Em entrevista com o Sagento Aércio, na Delegacia, este destacou o auxílio da população e de familiares da vítima. Inclusive ressaltou o fato de que os policiais Gregório e Joab, que residem na cidade, se empenharam para que o flagrante fosse lavrado em tempo hábil para a manutenção do preso nos xadrezes.
A princípio o criminoso, agora identificado como PEDRO DOS SANTOS SILVA, vulgo PEDRINHO, responderá pelo furto qualificado, insculpido no art.º 155, §4º, Inciso II do CPB. Mas ainda caberá o Processo pelo arrombamento na residência paroquial.
Em seu interrogatório PEDRO confessou o crime e quando perguntado sobre o desrespeito na casa do Padre, respondeu que - abre aspas: "cagou lá dentro porque não viu banheiro" - fechemos as aspas.
Já quanto ao furto da moto, desdenhou da vítima que conversou com ele momentos antes, chegando a chamá-lo de 'otário'.
Precisamos falar mais algumas coisa?
Onde está o respeito pelo povo? Onde está o respeito pelas coisas de Deus? Onde está o respeito pelo trabalho? Onde está...? Quem souber, nos diga. Queremos resgatá-los. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

BAIRRO DA OLARIA: OBRAS DE CALÇAMENTO CAUSAM CONFUSÃO ENTRE MORADORES E PREFEITURA

Na manhã da quinta feira (24/05) um fato inusitado aconteceu no bairro da Olaria, mais precisamente na Rua 02.
Enquanto uma equipe da prefeitura, com todo aparato como máquinas e trabalhadores, tentava nivelar a rua para preparar o calçamento, um morador, sentindo-se prejudicado, estacionou seu veículo no meio da rua, impedindo a continuidade da obra.
Na mesma rua, de um lado os moradores da parte alta reclamando da obra; do lado de baixo, moradores reclamando pela paralisação da obra, sob a alegação de que o nivelamento da rua é necessário para que quando haja chuvas, suas residências não sejam alagadas.
Umas destas moradoras conversou com nossa equipe e disse que em sua residência há 2 pessoas com micoses adquiridas em uma dessas enchentes.
Havia uma equipe de rádio no local, mas a confusão só foi desfeita com a chegada da Polícia Civil, que entendendo as razões do morador 'protestante' o orientou a procurar o Ministério público, para que não fosse configurado o exercício arbitrário das próprias razões, ou seja, quando alguém tem a razão, mas utiliza de meios equivocados para cobrá-la.
Este crime está tipificado no art.º 345 do Código Penal. Vamos exemplificar:
Caso prático:
Tício comprou uma TV LCD de 42 polegadas na loja de Mévio. No prazo acertado, Tício não pagou. Mévio, se achando no direito de cobrar a dívida entra na casa de Tício e leva a TV de 42 polegadas nas costas para a sua loja, de onde não deveria ter saído - pelo menos comprada por Tício. Mévio tinha a razão, o direito, mas essa não era a forma de agir. O correto seria procurar os meios legais, ou seja, juizado especial cível para cobrar a dívida. Entenderam?

Policiais da Delegacia de Canindé cumprem Mandado de Prisão de estuprador que estava foragido da Justiça

Na manhã de 24/05, os policiais da Delegacia de Canindé do São Francisco efetivaram a prisão de Johnisson de Souza Santos, 39 anos de idade.
Johnson, como era conhecido, foi preso em flagrante no ano de 2006 logo após ter cometido o crime de atentado violento ao pudor com a agravante pela vítima ter menos de 14 anos à época do crime, tipificado no art.º 214 c/c 224, "a", do Código Penal Brasileiro.
Este crime foi retirado do Código Penal, e se fosse cometido hoje seria considerado estupro de vulnerável, com a pena bem maior.
Em conversa com o escrivão da delegacia de Canindé, o policial civil Gregório, este nos repassou a informação de que há aproximadamente 2 anos Johnisson foi sentenciado, e fugiu do município, abandonando, inclusive, o emprego. Os policiais efetuaram buscas mas não conseguiram capturá-lo. Até esta data. 
Ele foi condenado pela Justiça há 9 anos de prisão, e será transferido em breve ao presídio. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Legalização da maconha precisa passar por plebiscito popular: ninguém pode decidir por mim e nem por você

Fonte: revistacaninde.blogspot.com
Canindé de São Francisco/SE - Ontem a cidade de São Paulo sediou a “Marcha para a legalização da maconha”. Eu, Você e mais uma parte da sociedade trabalhando em prol do banimento das drogas na sociedade e em contrapartida vemos surgir um movimento em que solicita a legalidade da maconha onde na verdade essa massa/movimento não fala por toda a sociedade que ainda é detentores de valores afiançados na essência de um melhor comportamento social e sim de um grupo com bases em pensamento libertinos, má comportamento social e desestruturação familiar, além dos desapegos de valores morais e sociais que vem a cada dia crescendo a inversão desse valores.
Adeval Marques


Se a droga for legalizada significa que estamos, efetivamente, perdendo para as drogas, estaremos criando um novo tipo de sociedade mais corrosiva, significa que estamos ajudando a aumentar o déficit da saúde, estaremos criando uma nova cultura de consumo e dependência, será um novo estilo de vida, a total abertura irresponsável de comércio, tanto dito como legal, como de mercado negro. Estaremos ajudando a matar um pouco do futuro que se assemelha sem culpa de termos efetivado essa legalização e de um ambiente mais ruim. Não temos o direito de decidir por quem ainda não nasceu. Reflitamos.
Os pronunciamentos de que a droga é ótima em tratamentos pode ser revista e ai é necessário abrirmos um precedente onde toda a sociedade faça uma reflexão a cerca do assunto e que seja efetivado, por vias de um plebicito, a opinião da sociedade. É isso que os governantes precisam fazer: um plebiscito popular.
Ao legalizar a maconha para consumo o governo estará dando a possibilidade de abertura de comércio livre e negro. Imagine-se que na sua rua alguém abrirá um ponto de venda com os dizeres: “Aqui venda maconha da boa” ou “Aproveite a promoção: dez cigarros – Marley – por apenas R$: 20,00 reais” ou vários outros. Sem levar em consideração que no mercado negro a disputa se dará de várias maneiras.
Atrelado à legalização hão de vir os mais variados problemas de conflitos sociais, tanto de mercado quanto comportamentais, de consumo e saúde. A legalização da maconha é um erro e abrirá portas para os vícios mais nocivos de outras drogas como cocaína, LSD, heroína e outras mais. As mais variadas classes de consumidores também irão questionar os seus direitos. E ai José?
A maconha era tida como uma droga de jovens psicodélicos e rebeldes sem causa até bem pouco tempo. Em gangues de jovens estudantes de universidades ela era o batismo para entrar em um determinado tipo de grupo e, uma vez estando dentro dele, você estava credenciado para as festas, encontros noturnos, a bebedeira desenfreada que geralmente culminavam em orgias. Quem trilhou esses caminhos, hoje guardam sequelas irreparáveis na alma, na conduta, saúde e no caráter. Duvido que se lhes fossem dados a uma segunda chance eles repetiram o ato. As pesquisas, estudos e depoimentos atestam a isso.
De que adianta o investimento em CREAS, CRAS, CAPS e na Assistência Social pelo governo se diante do fato é débil em não ver o mal que isso pode causar. É impensável. Não existe, nesse caso ou onde está, a relação custo benefício da legalização da maconha.
Hoje ela é vista como algo quase que natural pela sociedade que se apresenta de mãos atadas e refém do crescimento, legal e ilegal, que a cada dia é anunciada. A sociedade está refém.
Adeval Marques

Deu areia na comunicação

A calçada é passeio público, ou seja, aquela área entre sua casa e 'a rua' é da coletividade. Os orelhões são da coletividade.
Apesar de que na atual conjuntura das telecomunicações, o telefone público perdeu espaço para os celulares, eles (os orelhões) são necessários. Contudo neste caso a junção calçada + orelhão = desrespeito com o cidadão.
A fotografia que apresentamos demonstra claramente que impera a falta de respeito com o cidadão. Quem irá ligar de um orelhão dentro de 'um mar de areia', quem?
Mais uma vez acendemos o sinal de alerta para que nós, cidadãos, saibamos cobrar nossos direitos. E mais uma vez alertamos que cobrar não é 'falar besteira', é saber aonde e como falar.

domingo, 20 de maio de 2012

Canindé precisa urgentemente de reforço na Segurança Pública

No início desta noite (20/05), tomamos conhecimento do furto de uma motocicleta Honda CG, de cor azul, placa ainda não informada, ocorrido nesta cidade.
Para uma pessoa desligada dos assuntos cotidianos esta notícia poderia passar despercebida. Mas para os atentos, é mais um indício - ou melhor, confirmação, de que a cidade está carente de segurança.
O veículo foi furtado por volta das 10h desta manhã, e estava estacionado em frente a um salão de beleza localizado em frente ao forródromo, área movimentada da cidade.
Este fato somado a tantos outros somente vem para disparar o sinal de alerta para que a população se manifeste cobrando segurança.
Segurança “é direito de todos, e dever do Estado”. Basta consultar a constituição, e lá está no art.º 144. Cada setor prestará sua cota-parte, ou seja, a população fica alerta não 'dando mole' para os bandidos, e a polícia faz a parte dela com a parte ostensiva e de preservação da ordem pública, com a Polícia Militar, e a parte de apuração das infrações penais incumbe à Polícia Civil.
No início da semana a residência do Pároco foi arrombada por um indivíduo, que além de subtrair um aparelho de som, ainda destruiu alguns materiais do arquivo da comunidade, como bíblias e livros.
E assistimos a isso como expectadores que estamos esperando acontecer conosco para “pedir socorro”. Aí será tarde!
Inclusive porque quem presenciou o crime na residência do Padre, se recusa a repassar as informações necessárias para a identificação do meliante.
No crime desta manhã a única informação foi que havia um “rapaz moreno, baixo, com uma camisa deum time de futebol sentado no veículo”. E nada mais!
Não se concebe Canindé, cidade fronteiriça, com a renda que possui, pagamento de bolsas (auxílios) no meio do povo, e nunca ter policiais nas ruas.
Se o cidadão liga para o Batalhão, estes dizem “ligue para a Delegacia”; quando ligam para a Delegacia são informados que “tem poucos policiais”. E o povo, como fica?
Cobrar não significa ‘criticar’! Vai além! Cobrar é falar ‘a coisa certa à pessoa certa, no local certo’.
O povo clama por segurança. Nosso ‘Blog’ tem menos de 15 dias e já trouxe à baila casos bizarros. E estes são os que temos conhecimento.
A (in)segurança não é um problema isolado de nossa cidade. É do mundo. Mas vamos unir esforços para que nossa ‘casa’ se torne um ‘lar’, seguro, habitável, digno para criamos nossos filhos – e a nós mesmos!
Redatores  de 'naformadaleinoticias.blogspot.com'.

sábado, 19 de maio de 2012

Resultado da enquete

Há uma semana lançamos uma enquete para saber a opinião dos nossos leitores acerca de como agiriam diante do conhecimento de um crime de tráfico de drogas ilícitas.
A pergunta era a seguinte:


"Você seria capaz de denunciar um traficante em prol da sociedade, mesmo sabendo do risco pessoal?"

Sim – Obteve 52% dos votos
Não – Obteve 9% dos votos
Não quero colocar em risco minha integridade – Obteve 23% dos votos
Não vale a pena. Cada um cuide dos seus – Obteve 14% dos votos dos nossos entrevistados.
A vitória do sim, em tese, apresenta um comprometimento das pessoas com o social, com a coletividade. Mas vale ressaltar que os 48% restantes não denunciariam por temor a colocar em risco sua integridade ou a integridade de seus familiares.
Assim sendo deixamos os números para denuncias: (79) 3326-1255 (4º Batalhão da Polícia Militar); (79) 3346-1309 (Delegacia de Polícia Civil); e 181 (Disque Denúncia da SSP/SE).   

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bebê teve a cabeça arrancada durante o parto

Durante  coletiva realizada no final do dia 17/05, a diretora clínica do Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, disse que o procedimento em que a cabeça de um bebê foi arrancada durante um parto no local foi correto e segue o manual de obstetrícia. Ou seja, não houve imprudência ou negligência no caso.  A cirurgia foi realizada na última terça feira (15).
Ainda de acordo com informações do hospital, Maria Alcilne deu entrada na maternidade com fortes dores. Foi examinada e os médicos constataram que o coração do bebê não batia. Com a confirmação de óbito fetal, os médicos teriam encaminhado a mulher para o centro cirúrgico para realização de um parto normal. A direção da maternidade afirma que, em casos de morte fetal, não é recomendada a realização de cesariana por conta dos riscos de infecção para a mãe.
Por volta da meia noite daquele dia, o parto foi iniciado. Segundo a diretora da maternidade, o bebê tinha 5,635 kg e a cabeça dele estava muito mole, o que teria dificultado a ação dos médicos. Depois de várias tentativas convencionais de realizar o parto, os médicos decidiram utilizar o método drástico. A diretora do hospital afirma que a equipe médica teria avisado Maria Alcilne que tal procedimento seria realizado para tentar salvar a vida dela. No entanto, mesmo depois da manobra médica, não foi possível retirar o corpo do bebê e mãe teve que ser submetida a uma cesariana.
Versão desmentida pela mãe do bebê. Maria Alcilne concedeu entrevista à uma rede de televisão, e disse que só soube que o filho havia morrido ao ouvir um "estalo" durante o parto e questionar os médicos sobre a situação do filho. Maria afirma ter tido uma gestação normal e feito corretamente todo o pré-natal. Ela falou que irá denunciar o caso ao Ministério Público.
O hospital disse ainda estar à disposição de Maria para suporte psicológico e que pode arcar com os custos do funeral da criança.
A reportagem do site R7 conversou com o ginecologista e obstetra Sandro Luiz Padial, sobre o procedimento feito pelo hospital de Aracaju. O médico confirmou que, embora raro, o método, chamado "degola fetal", é correto. Segundo ele, esse tipo de procedimento é feito em caso de bebês grandes, que já estão mortos e que se encontram em posição anormal dentro da barriga da mãe

Idoso de 80 anos foi vítima de assalto e espancamento na zona rural de Canindé

Dois marginais agrediram covardemente um idoso de 80 anos na zona rural de Canindé de São Francisco, nesta tarde (18/05).
Segundo narrou a vítima estava em sua propriedade, na zona rural desta cidade, quando se aproximaram 2 indivíduos encapuzados em uma motocicleta de cor escura, e ao abordarem a vítima colocaram-lhe uma arma na cabeça, lhe agrediram com chutes e socos, o jogaram no chão e a todo momento a vítima sofria pressão onde os criminosos diziam: "vai morrer! vamos atirar".
A vítima disse que os criminosos queriam roubar o seu veículo, mas ao rogar para não morrer nem sofrer o prejuízo da perda do veículo, um dos assaltantes demonstrou frieza ao dizer que iriam matá-lo, mas antes era para revistar os bolsos para ver se ele não tinha dinheiro.
A vítima carregava em seus bolsos mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), e teve as calças rasgadas pelos criminosos no afã de retirar o dinheiro.
Vizinhos ao verem a ação, não pensaram duas vezes e foram socorrer a vítima, fazendo com que os criminosos fugissem levando apenas a quantia em dinheiro, poupando o veículo, e mais ainda, deixando a vítima com seu bem maior - a vida.
A situação está tomando rumos assustadores no que diz respeito á criminalidade na região. Não estão poupando, sequer, pessoas como a que foi vitimada nesta tarde. E não é só na zona rural que vemos crescer a criminalidade, na cidade são registrados diariamente pequenos e grandes crimes. Contudo a população fica à mercê, e em muitas vezes colabora com a impunidade, não denunciando o que sabem e o que sofrem.
A polícia só trabalha com o apoio da comunidade. O crime só é desvendado com informações. Não há uma fórmula mágica para resolver um crime como este de hoje, por exemplo. Tem que ter o apoio da população informando o que sabe.
Recebemos informações de que o cidadão pode denunciar através do n.º 181. É sigiloso. Dá resultado.
Também cabe denúncias pelos telefone (79) 3346-1255, do 4º Batalhão de Polícia Militar, e pelo (79) 3346-1309, que é o número da Delegacia de Polícia Civil. 

Exclusivo: Entrevista com o novo diretor administrativo do Hospital Haydeê de Carvalho

Na tarde de ontem (17/05), após diversas solicitações, entrevistamos o novo diretor administrativo do Hospital Haydeê de Carvalho Leite Santos.
O Sr. José Rosevaldo B. de Lacerda, conhecido por Valdo, nos recebeu e conversou com nosso representante se atendo a comentários pertinentes à sua vida profissional.
Passando a conversar com José Rosevaldo acerca da controvérsia gerada em torno de sua nomeação, este se mostrou calmo. Não aparentando ter se influenciado com a polêmica. Perguntado acerca de sua formação profissional, José Rosevaldo disse que “é profissional da enfermagem há 18 anos, com especialização em saúde do trabalhador com ênfase em atendimento pré-hospitalar (APH). Implantou e coordenou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192) durante 3 anos, e ministrou cursos e oficinas de APH, dentre outras atividades na área da saúde”.
Argumentou que sua nomeação tem base legal no Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem, “de acordo com o Art.º 66, o profissional de enfermagem tem o direito de exercer cargos de direção, gestão e coordenação na área de seu exercício profissional e do setor saúde” (disse Valdo).
O indagamos acerca das críticas em ser José Rosevaldo agente de trânsito concursado, tendo sido aprovado como 1º colocado no concurso, e ele nos respondeu que: “a resposta verbal às críticas são dispensáveis, pois a melhor resposta é o trabalho prestado à população”.
José Rosevaldo agradeceu o apoio dispensado pelos amigos enquanto passava pela tormenta das críticas quanto à indicação de seu nome para a direção do nosocômio.
Naformadaleinoticias.blogspot.com se embasou na lei e na doutrina para opinar acerca dos fatos. Assim sendo encontramos no artigo 37 da Carta Magna de 88 (Constituição Federal)  a normatização sobre o assunto. Onde a regra é o concurso público, e a exceção é a nomeação em cargos de comissão.
Porém há regras a serem seguidas. Impende ressaltar que é terminantemente proibido o nepotismo. É mencionada a importância entre a pertinência do CC com sua nova função. O que há demonstração entre a pertinência da função com a formação do entrevistado.
Insta frisar que nossa entrevista em momento algum teve caráter político ou pessoal, o que não se compatibiliza com a política de nosso ‘blog’. Temos o intuito de informar, e de sanar dúvidas da população.
Leia mais sobre cargos em comissão acessando: http://jus.com.br/revista/texto/12682/cargos-em-comissao#ixzz1vB4AhYut

terça-feira, 15 de maio de 2012

Recapturado em Canindé foragido da Justiça Baiana

Há mais de 20 dias a equipe de capturas da Delegacia de Canindé de São Francisco vinha investigando uma denúncia de que um foragido da Delegacia de Santa Brígida/BA, estava circulando pela cidade.

Nesta manhã (15/05/2012) os policiais da Unidade Policial de Canindé solicitaram apoio ao PEPAC (Pelotão da Caatinga), e em operação conjunta recapturaram ADAILTON BRAZ FILHO, conhecido no meio criminoso como 'CABELUDO' ou 'SORIN'.
CABELUDO e mais outros criminosos fugiram da delegacia baiana desde o ano de 2006, e tinha mandado de prisão preventiva decretada em seu desfavor pelo Juízo de Direito da Comarca de Paulo Afonso/BA.
CABELUDO circulava pela área da secretaria municipal de agricultura desta cidade, e no momento da prisão não teve condições de reação, devido a rapidez e eficiência da investida dos agentes da Lei.
CABELUDO foi recambiado para a cidade de Santa Brígida, onde está á disposição da Justiça.
Segundo o próprio CABELUDO declarou à nossa equipe: "só fui preso por furto de casa". Mas as denúncias dão conta de que CABELUDO estava praticando outras investidas delituosas.
Em entrevista exclusiva ao nosso blog o delegado Dr. Guilherme Volkweis declarou que está investindo pesado para prender esses criminosos que possam colocar em risco a vida/patrimônio dos residentes de Canindé de São Francisco.
Mantivemos contato telefônico com o Dr. Antonio Francisco, Delegado Regional em Nossa Senhora da Glória, e fomos informados que nos últimos meses houve uma intensificação nas investigações para prender criminosos envolvidos com roubos que estejam nessa região, haja vista vivenciarmos uma fase sensível no aumento dos delitos contra o patrimônio no sertão sergipano. 

Fonte: editores de naformadaleinoticias.blogspot.com    

domingo, 13 de maio de 2012

Polícia Civil localiza os 'crackers' que furtaram e divulgaram as fotografias da atriz Carolina Dieckmann

Segundo reportagem exibida na revista semanal da Rede Globo – Fantástico, e em diversos sites na rede, a Polícia Civil carioca já identificou os criminosos que furtaram e divulgaram as fotografias íntimas da atriz Carolina Dieckmann. São 4 os suspeitos, 3 que vivem no interior paulista e 1 no Estado de Minas Gerais (dentre estes há um menor de idade).
O Delegado responsável pelo caso atribuiu o sucesso da investigação aos próprios criminosos, ou seja, os e-mails enviados por eles para chantagear a atriz propiciaram o rastreamento dos IP’s, e a localização dos criminosos que foram abordados em suas residências. A Justiça autorizou a apreensão de equipamentos eletrônicos dos suspeitos.

Os ‘crackers’ (e não hackers) pediam algo em torno de 10 mil reais à atriz para não divulgar as fotografias dela em momentos íntimos.

Segundo o site info.abril.com.br, “Logo ao receber o primeiro contato dos crackers, Carolina procurou a polícia, que orientou a atriz a dar continuidade à troca de e-mails. A intenção da polícia era conseguir um flagrante do cracker. A tentativa, no entanto, não foi bem sucedida, uma vez que os crackers desistiram da negociação e publicaram as fotos na web há pouco mais de uma semana.

Os criminosos deverão ser indiciados por formação de quadrilha, furto de dados e tentativa de extorsão. Se condenados, os acusados podem pegar até dez anos de prisão.
Há indícios que camelôs estão comercializando as fotografias da atriz no centro do rio de Janeiro.   

Há pequenas considerações a tecermos. Ou seja, a diferenças entre 'Hacker' e 'Cracker':

Hacker O termo hacker está ligado a programadores e não ao conhecido indivíduo que invade sistemas e os destroem. Hacker é qualquer pessoa que tem como objetivo investigar a integridade e a segurança de um sistema qualquer. Geralmente esses indivíduos são programadores. Eles usam técnicas avançadas para invadir sistemas e detectar suas falhas, mas nunca destroem ou prejudicam tais sistemas.

CrackerO termo cracker está ligado a qualquer pessoa que usa seus conhecimentos avançados de programação com o objetivo de comprometer e prejudicar a segurança da rede. Eles usam as mesmas ferramentas que os hackers, porém de maneira irregular. Lembre-se: crackers invadem e praticam ações sem autorização. A maioria das atividades crackers são de natureza ilegal e previstas em lei com certas sanções. (Classificação das denominações: GOMES, José Olavo Ancheschi. Segurança total. São Paulo: Makron Books, 2000. pp. 19-20)

Assim quem deturpa o conhecimento é o ‘cracker’, e não o ‘hacker’.

sábado, 12 de maio de 2012

O ROUBO E O FURTO

É lugar-comum ouvirmos alguém dizer: “fulano foi roubado!”. Quando na verdade temos que entender a situação fática para aplicarmos a real denominação do fato típico, antijurídico e culpável, ou seja, do crime.
Vamos às situações para classificarmos:
Situação A:
Tício está em uma festa, Mévio passa e subtrai a carteira dele. Tício só percebeu que havia sofrido o prejuízo, a perda, quando precisou comprar uma água mineral sem gás e colocou a mão no bolso, e não encontrou sua carteira.
Nesse caso houve furto, e não roubo.
Expliquemos: Para que haja roubo é necessário que haja violência ou grave ameaça contra a pessoa. Pois o núcleo de ambos os tipos (furto e roubo) é “subtrair coisa alheia móvel, para si ou para outrem”, o que vai diferenciar a tipificação será o uso da violência ou da grave ameaça.
Situação B:
Tício está em uma festa, Mévio passa e vê a carteira de Tício ‘recheada de dinheiro’. Se aproxima com um canivete nas mãos e diz: “qualé... perdeu mano! Passa a carteira”. Nesta situação houve a grave ameaça ou, a depender do caso, a violência. Nesse caso houve roubo.
Direito é assim: há o fato a ser valorado, e somente daí há a normatização, ou seja, houve o fato deve ser analisado em seus pormenores para haver a tipificação, o amoldamento à Lei.
O furto é tipificado no art.º 155 do Código Penal Brasileiro, já o roubo poderá ser entendido lendo o art.º 157 do mesmo Código.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

BAIRRO DA OLARIA: UMA QUESTÃO SOCIAL

Diante das diversas notícias de apreensões de drogas no bairro da Olaria, em Canindé de São Francisco, vem à tona o que o Coordenador do CREAS, Adeval Marques, há muito advertiu.
Em matéria publicada por Adeval em seu acessado blog “Revista Caninde” (revistacaninde.blogspot.com), ainda nos idos de 2010, ele alertou que ou a comunidade direciona os olhos para o bairro da Olaria, seus jovens e suas mazelas, ou irá se transformar em uma ‘bomba relógio’.
Não somos utópicos em imaginarmos que somente na Olaria há desigualdade social, drogas ou demais mazelas da sociedade atual. Opostamente a isso, todas as cidades trazem em seu bojo, na sua essência, problemas gerados pela ‘vida atual’. E a droga é dos maiores que estamos enfrentando.
Contudo pelo âmbito de visão legal, durante os anos de 2010, 2011 e 2012, 85% das apreensões de drogas nesta cidade foram feitas naquele bairro.
Ou se promove uma união entre sociedade civil, Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, Legislativo e Executivo, ou perderemos o controle de um pedaço da cidade.
E como poderá se dar esse enfrentamento? Não iremos pecar em repetir os ditos: “melhorando as políticas públicas de divisão de renda”. Não é assim que se dignifica uma pessoa, um lugar, ou qualquer outro.
Ao nosso ver há um fracasso nos ‘programas e bolsas’ dos Governos, seja Federal, Estadual ou Municipal. Há de se ter uma forma de contra prestação mais eficaz, mais fiscalizada, para que não haja a distribuição de ‘dinheiro grátis’.
Políticas públicas são essenciais, mas de forma responsável. São comuns os casos onde após uma prisão chegam familiares dos detentos pedindo autorização para “receber os cem”... “pegar o bolsa família”... etc. E na maioria das vezes essas verbas que tem o intuito de procurar promover uma melhoria na qualidade de vida tem um ‘desvio de finalidade’, ou seja, os responsáveis pelo recebimento as empregam em ‘cachaça’... ‘droga’... etc., sequer adquirindo material de estudo para seus filhos – finalistas das verbas.
Desta maneira, ou seja, unindo força, poderemos crer que a longo prazo conseguiremos – não extirpar, mas amenizar a mazela social que se chama ‘DROGA’. Porém na atual conjuntura, sem ‘os homens de boa vontade’, esse será mais um artigo lido e ignorado.
Editores de “naformadaleinoticias.blogspot.com”

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Políciais Militares e Civis cumprem Mandado de Prisão em Canindé

Após tomarem conhecimento de que havia um Mandado de Prisão Preventiva para ser cumprido em desfavor de JOSÉ LEANDRO DOS SANTOS, mais conhecido por "LEANDRO, genro de miudinho", em uma operação conjunta entre policiais militares do 4º BPM e da delegacia de Canindé, obtiveram informações e conseguiram prender o foragido nas proximidades de sua casa, no bairro do Trevo.
O crime cometido por LEANDRO ocorreu no ano de 2010, quando ele (LEANDRO) furtou uma bicicleta em uma residência no bairro Agrovila. Durante toda a instrução, ou seja, do Inquérito Policial até as audiências marcadas pelo Juízo, LEANDRO não compareceu. Crendo, assim, que conseguiria fugir da longa manus do Estado. 
LEANDRO só nesse ano de 2012 já foi indiciado em 3 outros Inquéritos, por furto, estelionato e receptação.

Polícia Militar apreende 45 pedras de 'crack' com menores no bairro Olaria em Canindé

Na tarde de 10/05, a guarnição do 4º BPM composta pelos policiais militares FERREIRA, WENDEL e ANA PAULA, apreenderam 45 (quarenta e cinco) pedras de ‘crack’ que estavam sendo comercializadas por 3 menores, M.S.S. de 15 anos, J.E.O.L. com 13 anos e W.A.V.D.N. de apenas 12 anos de idade.
Após denúncia anônima a equipe de policiais se deslocou ao local, no bairro Olaria, e efetuou a apreensão.
Na Delegacia os menores narraram que M.S.S. os havia ‘contratado’ para servir como ‘aviões’ na entrega da droga.
Todos foram ouvidos e liberados mediante a assinatura dos responsáveis em apresentá-los quando chamados no Fórum. Isso foi possível pois o fato praticado por eles não foi cometido com violência ou grave ameaça, causas permissivas para que todos os menores fossem apreendidos em flagrante fossem encaminhados a alguma unidade estatal (consultar a Lei 8.069/90).
Foi uma pequena batalha vencida pelo ‘bem’ contra o ‘mal’, ou seja, dos que querem – necessitam – viver em uma sociedade livre das mazelas.
Fica a lição para aqueles inconformados com o crime em nossa sociedade. A participação da sociedade civil organizada é a única saída vislumbrada no combate ao crime.

Denuncie pelos telefones: 3346-1255 (Batalhão da Polícia Militar); 3346-1309 (Delegacia de Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia).

Delegacia de Canindé de São Francisco se destaca no interior do Estado

Foi divulgado pela Superintendência de Polícia Civil, os dados relativos a produção cartorária de todas as unidades da Polícia Civil de Sergipe no período do primeiro trimestre de 2012. No total a Polícia Civil encaminhou ao Poder Judiciário 2.108 inquéritos policiais concluídos.
Entre as delegacias metropolitanas, a 3ª DM, localizada no bairro Santo Antônio, alcançou o melhor desempenho com 94 procedimentos encaminhados à Justiça. Em seguida ficou a 2ª DM com 71 e a 5ª DM com 59 inquéritos concluídos.
Com 135 inquéritos concluídos e encaminhados à Justiça sergipana, a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (DEDT), sob a coordenação da delegada Georlize Teles, ficou na primeira colocação em relação as unidades especializadas, seguida pelo Departamento de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAGV) com 108 e o Departamento de Narcóticos (Denarc) com 73 inquéritos concluídos.
Já com relação as unidades policiais localizadas nos municípios do interior de Sergipe, a delegacia da cidade de Lagarto se destacou entre as demais com o envio de 66 procedimento. A delegacia de Itabaiana encaminhou 46 inquéritos e na terceira posição ficou a unidade da cidade de Canindé do São Francisco com 45.
Com uma estrutura bem mais acanhada do que as demais, contando apenas com 1 delegado e 6 policiais, a Unidade de Canindé obteve o destaque na regional a quie pertence (Nossa Senhora da Glória). O Delegado Guilherme Volkweis, atribui o destaque ao empenho da equipe.
Colocação célebre foi proferida pelo delegado regional de Lagarto, Dernival Eloi, o qual colocou o saneamento cartorário como de suma importância, pois possibilita conhecer focos de violência e principais criminosos que atuam na região.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Responsável por manutenção de helicóptero que caiu diz que aeronave não deveria ter voado

Engenheiro afirmou que a manutenção estava vencida

Um dos engenheiros responsáveis pela manutenção do helicóptero da Polícia Civil que caiu em Goiás e deixou oito mortos disse que a aeronave não deveria ter voado. Segundo o profissional, a manutenção do helicóptero estava vencida.

O engenheiro, que não quis se identificar, informou que a manutenção na aeronave não havia nem sido iniciada. Diz ainda que o delegado Osvalmir Carrasco, que morreu no acidente, insistiu para usar o helicóptero.













imagem: créditos site R7



Comunidade x Quadra da Praça do Fórum

Desde a manhã do dia 08/05 astearam uma faixa com os seguintes dizeres: "Quadra interditada para reforma".
Isso tranquilizou a comunidade residente naquela região, que não estava mais aguentando o barulho, denúncias de tráfico, prejuízos, etc.
O último fato lamentável ocorreu na sexta feira (04/05), quando menores jogavam futebol na quadra - saliante-se que foi projetada para a prática do voley - e com um 'pé certeiro' conseguiram atingir a rede elétrica deixando a comunidade das 18h às 22h e 40min sem energia elétrica.
A somação dos resultados foram vistos na manhã seguinte quandos os vizinhos se mobilizaram para procurar uma forma de 'ceifar' a quadra da área.
Alie-se a isso o fato de que um dos moradores teve sua geladeira danificada e a empresa de energia se eximiu da responsabilidade alegando que 'a culpa foi de terceiros'.
Por diversas terças e quintas feiras na Rádio Amanhecer FM o tema foi debatido pelos moradores, que indignados e sufocados com as frequentes perdas travavam embates no intuito de solucionar o problema, sempre recebedo a promessa de que 'a secretaria resolveria', o que nunca ocorreu.
Até o vigilante da área é 'encantado', pois sabemos que existe um designado para a Praça do Fórum, conhecemos o nome dele, mas ele nunca apareceu. E a desculpa é que ele 'está de férias' - eternas.
Vamos torcer para que o fato seja sanado da melhor maneira possível, pois neste caso o interesse público deve se sobrepor ao particular, ou melhor, a comunidade que reside nas proximidades da quadra não pode se subjugar às volições de uma minoria. 

Código Penal: Desacato a autoridade deixará de ser crime

 A comissão de juristas que debatem a reforma do Código Penal no Senado aprovou ontem a descriminalização do desacato a autoridade, que passará a ser um agravante para o crime de injúria. O código em vigor, criado em 1940, fixa pena de seis meses a um ano de prisão para quem insulta ou ofende outra pessoa. O novo texto irá prever de um a dois anos de detenção quando a injúria for cometida contra servidor público.

“Revogamos o crime de desacato. Prevaleceu o entendimento de que o desacato não é outra coisa a não ser uma ofensa à honra do funcionário público praticada em razão da função que ele exerce. Portanto, foi realocado para a condição de crime contra a honra. É um crime de injúria com a pena aumentada”, destacou o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, relator da comissão.

Ele acrescentou que a pena pode ser ainda maior se houver agressão contra o servidor. “Se for uma injúria real, o que a gente chama de partir para as vias de fato, que é dar um tapa, por exemplo, a pena será de um a três anos”, disse Gonçalves.

Na reunião realizada ontem, a comissão decidiu, ainda, criminalizar o uso do telefone celular por detentos em presídios. A pena será de até um ano. Atualmente, a legislação estabelece punição somente para quem facilita a entrada ou ingressa com o aparelho nas penitenciárias. “O objetivo no caso é proteger pessoas que são vitimadas com ligações vindas dos presídios. Até então, não havia pena nenhuma”, explicou o relator da comissão.

A criação desse tipo penal foi debatida em virtude das inúmeras irregularidades verificadas em presídios. São frequentes as ligações feitas por detentos para aplicar golpes e forjar sequestros, exigindo da vítima a transferência de dinheiro.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ Gilson Dipp, presidente da comissão que debate a reforma do código, anunciou ontem que irá pedir a prorrogação de um mês dos trabalhos da comissão. Até então, o anteprojeto de reforma do Código Penal estava previsto para ser entregue aos senadores no fim de maio. Dipp observou que o grupo ainda irá debater as leis do colarinho branco, dos crimes ambientais, do tráfico de entorpecentes e dos crimes cibernéticos. “Em 25 de junho entregaremos o projeto pronto”, afirmou.

Fonte: Correio Braziliense

Juventude perdida - Preso pai que abusava da filha desde os 12 anos

Policiais da equipe de capturas da Delegacia de Canindé de São Francisco prenderam, em cumprimento de um Mandado de Prisão Preventiva emitido pelo Douto Juiz da Comarca, o "Pai" que abusava sexualmente da filha desde os 12 anos de idade. Somente quando a jovem fez 14 anos, e devido as desconfianças da mãe visto o comportamento do marido, foi que a jovem confessou que sofria abusos. E para pasmar - ela não precisou sair de casa para ser molestada, pois o estuprador era seu próprio pai. O segredo era guardado "a sete chaves" pois o criminoso ameaçava matar a própria esposa caso a filha revelasse o 'segredo'.
O fato somente foi solucionado com celeridade graças ao auxílio dispensado à vítima e sua mãe pelos integrantes do Conselho Tutelar.
O criminoso enquanto era interrogado teve suas declarações gravadas para evitar que futuramente maus profissionais "orientem" o cliente a mentir, dizendo que - como de costume - "apanharam para confessar". O que não irá convencer os julgadores.
É para refletirmos, uma jovem que com 14 anos de idade, já carrega o trauma de ter sido "feita mulher" pelo próprio pai, alguém que, pelo direito natural, deveria zelar por ela. E no caso em comento, depreciou sua filha mentalmente, moralmente, sexualmente... e espiritualmente.
O criminoso foi indiciado por estupro de vulnerável, com a qualificadora de ser ascendente da vítima, ou seja, em casos como este que parentes são os criminosos a Lei dá um aumento de pena (Art.º 217-A do CPB c/ art.º 226, inciso II do CPB).

Assalto na Rodovia SE 206 - em Canindé de São Francisco

Na noite de segunda feira (07/05/2012), três criminosos armados em um veículo modelo GM Kadett, de cor azul, tomaram de assalto um caminhão MBenz 1620, cor azul, na rodovia que liga Canindé de São Francisco a Capital do Estado. O crime ocorreu ainda na saída da cidade, menos de 6 km do centro. O motorista teve sua liberdade cerceada pelos criminosos e somente foi liberado cerca de 5 horas após. Presume-se que este foi o tempo usado pelos assaltantes para evadirem-se com o veículo e a carga.
Segundo comentou o próprio motorista/vítima, ele crer que os assaltantes o vigiavam enquanto fazia uma entrega no centro da cidade. Até o momento nem o veículo nem a carga foram recuperaqdos. A Polícia Militar fez buscas na mesma noite do crime, sem sucesso, visto o alongado tempo que os bandidos tiveram para fugirem. Na manhã de 08/05 a vítima foi atendida na Delegacia pelo Delegado e pelo Escrivão, onde foi registrado o crime no B.O. e a restrição foi colocada no veículo. Além disso, observou no arquivo de fotografias de criminosos da Depol, mas não conseguiu reconhecer nenhum dos assaltantes.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Médico é indiciado por ofender e humilhar atendente de cinema

O médico endocrinologista Heverton de Campos Menezes, acusado de ter praticado injúria qualficada pela utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, etc (art.º 140, §3º, do CPB) em desfavor da atendente de cinema Marina Serafim, vai ter nos próximos dias mais algumas ações tramitando em seu desfavor. Após a divulgação das imagens, outras vítimas o reconheceram e procuraram à Delegacia para darem continuidade às queixas contra ele. O engraçado é que esse senhor chegou a ofender uma mulher por "ser nordestina".
Heverton labora com psicanálise mas não faz parte sequer da sociedade de classe de sua entidade federativa. Deveria ser enquadrado, no mínimo, pelo exercício ilegal de profissão (art.º 47 do Decreto-Lei 3.688/41), além dos crimes já mencionados.
Leiam na íntegra a matéria da revista semanal da Rede Globo.


Fonte: http://tinyurl.com/743fogy